Leitura bíblica - dia 11

Gênesis 11
No capítulo nono, Deus deixa uma ordem para Noé e sua descendência:

"Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra." (Gênesis 9:1)

Agora porém,  parece que os homens têm outros planos:

"Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra". (Gênesis 11:4)

Como o arbítrio do homem não é livre, mas cativo à vontade de Deus,  este age:

" 'Venham, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro.' Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra."
(Gênesis 11:7-9)

Salmos 11
Quando Davi escreveu este salmo, estava sob a perseguição de Saul, que buscava sua vida, e o caçou 'como se caça uma perdiz nas montanhas'. Seus amigos tímidos ficaram alarmados com sua segurança e recomendaram que fugisse para algum esconderijo, e assim se escondesse da ira de Saul. Mas Davi, sendo forte na fé, desprezou a idéia de apelar para quaisquer expedientes que denotassem fraqueza e, com confiança, determinou repousar sua confiança em Deus. (Charles Simeon)

Mateus 11

Filme

O único homem perfeito é Cristo.  Isso fica evidente também na Bíblia.  Todos os grandes homens bíblicos tem grandes falhas. João Batista teria tudo para ter um currículo perfeito.  Afinal, o próprio Jesus afirma que entre os homens nunca surgira alguém maior do que João Batista (Mateus 11:11). Mas é justamente neste capítulo que ele escorrega.  Talvez por estar em uma situação desfavorável, preso, ele envia um discípulo seu para questionar Jesus:

"És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?”

João tinha visto o Espírito descer sobre Jesus e disse a respeito dele, “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” e, “Ele é o Filho de Deus” (João 1:29-36). Por que João estava agora questionando seu próprio testemunho?