Leitura bíblica - dia 15

Gênesis 15
Sola Fide - Somente a Fé.
Este é um dos pilares da Reforma Protestante. Nós não seremos justos perante Deus através de nossas obras, porque elas sempre estarão incompletas. Por isso, Deus salva por meio da fé somente.

"Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça."
(Gênesis 15:6)

Salmos 15
Este salmo de Davi não tem dedicatória que indique a ocasião em que foi escrito, mas é muitíssimo provável que, junto com o salmo 24, com o qual possui marcante semelhança, sua composição tenha sido de alguma forma ligada à remoção da arca para o monte santo de Sião. Quem assistia, quem cuidava da arca não era assunto insignificante, porque, como pessoas não autorizadas, tinham penetrado na missão, Davi não pôde na primeira ocasião completar seu propósito de levar a arca para Sião. Na segunda tentativa, ele foi mais cuidadoso, não só passando o encargo de carregar a arca para os levitas conforme divinamente nomeados (1Cr 15.2), mas também deixando-oMC a cargo do homem cuja casa o Senhor havia abençoado, que era Obede-Edom, que com os muitos filhos ministrou na casa do Senhor (1Cr 26.8-12). Espiritualmente, temos aqui uma descrição do homem que é uma criança em casa na Igreja de Deus na terra, e que habitará a casa do Senhor para sempre lá em cima. Ele é essencialmente Jesus, o homem perfeito, e nele todos aqueles que pela graça são conformados à sua imagem. (Charles Spurgeon)

Mateus 15

Filme
Sola Scriptura - Somente a Escritura
Este é outro dos pilares da Reforma Protestante. Tudo o que é ensinado ao cristão tem que estar fundamentado nas Escrituras. Devemos desprezar qualquer tipo de tradição humana que não seja ensinada na Palavra de Deus. Porém não é isso que acontece hoje em dia.  Não era isso que acontecia na época de Jesus, quando o questionaram:

"Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!"
(Mateus 15:2 )

Leia todo o Pentateuco.  Em momento algum você encontrará uma lei que obrigue que se lave as mãos antes de comer (embora seja um excelente hábito). No entanto,  os fariseus encaravam como pecado o descumprimento dessa tradição.
Jesus,  que nunca foi gentil com religiosos, responde:

"E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?" (Mateus 15:3)

Hipócritas! bem profetizou Isaias a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’".
(Mateus 15:7/9)