Leitura bíblica - dia 17

Gênesis 17
Deus estabelece sua aliança com Abrão.  Exige obediência e promete torná-lo pai de muitas nações. Muda seu nome para Abraão.  Troca também o nome de sua esposa que passa a se chamar Sara. Institui a circuncisão. 

Salmos 17
Uma oração de Davi. Davi não teria sido um homem segundo o coração de Deus se não tivesse sido um homem de oração. Ele era um mestre da arte sagrada da súplica. Ele corre para a oração em todos os tempos de necessidade, como o comandante de navio que acelera a velocidade para chegar ao porto na premência de uma tempestade. Tão freqüentes eram as orações de Davi que não podiam todas ser datadas e intituladas; e por isso este salmo simplesmente leva o nome do autor. O cheiro da fornalha está sobre este salmo, mas há evidência, no último versículo, de que quem o escreveu saiu incólume da chama. Nós temos neste cântico lamentoso UM APELO AO CÉU por causa das perseguições da terra. Um olho espiritual pode ver Jesus aqui.

Mateus 17

Filme

Em um alto monte acontece o que é conhecido como Transfiguração.  Jesus aparece em glória com Moisés e Elias. Pedro,  Tiago e João são testemunhas. Jesus pede que isso seja mantido em segredo até aua ressurreição.
Na sequência,  Jesus expulsa o demônio de um garoto,  coisa que seus discípulos não tinham conseguido fazer. Ele os repreende por causa disso. Jesus profetiza sobre sua morte e ressurreição, o que causa tensão em seus discípulos. Logo depois,  os publicanos  os questionaram.  Queriam cobrar-lhes impostos.  Jesus ordena que Pedro pesque um peixe. Em sua boca encontraria o dinheiro.