Gênesis 19
Este é a parte que narra a destruição de Sodoma e Gomorra. A família de Ló é preservada. O capítulo inicia e termina com situações imorais: No início, os habitantes de Sodoma querem abusar sexualmente dos anjos que estavam hospedados na casa de Ló e este chega a propor que abusem de suas filhas em lugar dos anjos!
No final do capítulo essas mesmas filhas embriagam o pai para se deitarem com ele! O plano é engravidar para manter a linhagem da família e é exatamente isso que acontece.
Salmos 19
Este canto se divide em três partes, até tratadas distintamente pelos tradutores em nossa versão. As coisas criadas mostram a glória de Deus, 1-6. A palavra mostra sua graça, 7-11; Davi ora por graça, 12-14. Assim, louvor e oração se combinam, e aquele que aqui canta a obra de Deus no mundo exterior roga por uma obra de graça em seu interior.
Aqui temos um dos mais importantes textos sobre salvação. Prestem atenção na pergunta que o jovem rico faz a Jesus:
"Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?" (Mateus 19:16)
Resumidamente, Jesus responde que ele deveria cumprir toda a Lei de Moisés, lei esta, impossível de ser cumprida à risca. O jovem, prepotentemente, diz que isso ele já tem feito! Então Jesus sugere que ele venda todos os seus bens e reparta com os pobres. Afinal, se ele amasse mesmo ao próximo como a si mesmo, isso não seria um problema. Diante disso, o jovem se entristeceu.
Observe que o grande problema aqui está na pergunta que o jovem fez. Como alguém pode fazer algo de bom para Deus, se mesmo a nossa justiça é como o trapo da imundícia para Ele? (Isaías 64 : 6)
Pensar que a salvação virá da nossa própria atitude é tirar Cristo do centro do Evangelho colocar a nós mesmos.