Leitura bíblica - dia 32

Gênesis 32
Passando pela terra,  Jacó envia mensageiros até seu irmão Esaú,  para que o receba bem. O mensageiro volta dizendo que Esaú está vindo ao seu encontro com quatrocentos homens. Isso provoca medo em Jacó, pois ele sabia da mágoa de Esaú.  Dividiu então o seu povo em dois grupos para que um pudesse fugir no caso do outro ser atacado. Enviou vários presentes por intermédio de seus representantes.
Em seguida, quando Jacó estava sozinho,  aparece um homem e começa a lutar com ele.

"Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? E ele respondeu: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido. Perguntou-lhe Jacó: Dize-me, peço-te, o teu nome. Respondeu o homem: Por que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou."
(Gênesis 32:26-29)

Jacó chegou à conclusão de que estivera face a face com Deus.

Salmos 32
Um salmo de Davi, Maschil. Que Davi tenha escrito este salmo gloriosamente evangélico não se prova apenas por este cabeçalho, mas pelas palavras do apóstolo Paulo, em Rm 4.6-8: "Davi diz a mesma coisa quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras". É provável que ao seu profundo arrependimento de seu grande pecado tenha se seguido uma deleitosa paz, que ele foi levado a derramar seu espírito na música suave desse cântico maravilhoso. Na ordem da história, parece seguir ao 51. Maschil é um título novo para nós, e indica que este é um salmo instrutivo ou didático. A experiência de um crente oferece instrução de peso para outros, revela os passos do rebanho, e assim consola e dirige os fracos. Talvez tenha sido importante neste caso prefixar a palavra, para que os santos que duvidassem não imaginassem ser o salmo uma fala estranha de um só indivíduo, mas pudessem apropriá-lo para si como lição do Espírito de Deus. Davi prometeu no salmo 51 ensinar aos transgressores os caminhos do Senhor, e aqui ele o faz com muita eficácia. Grotius acredita que este salmo devia ser cantado no dia anual da expiação dos judeus, quando uma confissão geral de seus pecados era feita.
(Charles Spurgeon)

Marcos 4
Jesus ensina a parábola do semeador. Por que Jesus ensinava por parábolas afinal?  Uma vez me ensinaram que era pra facilitar o entendimento das pessoas. Será? Veja o que ele mesmo respondeu:

Ele lhes disse: "A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’"
(Marcos 4:11-12)