Leitura bíblica - dia 34

Gênesis 34
Diná, filha de Jacó, está passando pela cidade quando Siquém, filho de Hamor, governador daquela região, viu-a, agarrou-a e violentou-a.
Acabou porém,  se apaixonando por ela. Ele e seu pai Hamor procuram a Jacó com a proposta de casamento em troca de vários benefícios. Quando souberam das circunstâncias do primeiro encontro do casal, os irmãos de Diná ficaram revoltados, mas a princípio esconderam esse sentimento.  Exigiram que para a realização do casamento e de toda a parceria proposta, todos os homens do povo de Hamor teriam que ser circuncidados, semelhantemente ao povo de Israel.  Assim seriam um só povo e tal. A proposta foi aceita e todos os homens,  adultos e crianças, foram circuncidados. Quando ainda se recuperavam das dores da circuncisão, os filhos de Jacó mataram a todos e saquearam seu gado e seus bens. Assim,  vingaram a honra de Diná. 

Salmos 34
Salmo de Davi, quando ele mudou seu comportamento diante de Abimeleque, que o mandou embora, e ele partiu. Dessa transação, que não soma ponto positivo em nossa lembrança de Davi, nós temos um relato breve em 1Sm 21.1-15. Embora a gratidão do salmista o tenha feito registrar com reconhecimento a bondade do Senhor em lhe dar um livramento que não merecia, ele não aborda nenhum dos incidentes do escape para constar dessa narrativa, mas se fixa só no grande fato de ter sido ouvido na hora do perigo. Com seu exemplo, podemos aprender a não alardear nossos pecados diante de outros, como certos vangloriosos confessores costumam fazer que parecem tão orgulhosos de seus pecados como velhos pensionistas militares o são de suas batalhas e suas cicatrizes. Davi fez o papel de louco com destreza singular, mas não foi um tolo tão real que cantasse suas próprias façanhas de tolice. No original, o título não nos ensina que o salmista compôs este poema na ocasião em que escapou de Aquis, o rei ou Abimeleque de Gate, mas que pretende comemorar esse evento, e foi sugerido por ele. É bom marcar nossas misericórdias com memoriais bem esculpidos. Deus merece o melhor de nossa arte criativa. Davi, em vista do perigo especial do qual foi salvo, caprichou neste salmo e o escreveu com considerável regularidade, quase de acordo perfeito com as letras do alfabeto hebraico. Este é o segundo salmo que segue a ordem alfabética; o salmo 25 foi o primeiro.

Marcos 6
Como já disse aqui,  Marcos é um evangelho compacto e dinâmico.  Muita coisa importante acontece neste capítulo 6:
- Jesus é desacreditado em sua própria terra.
- Envia os doze,  dando-lhes poder para curar e expulsar demônios.
- Relato sobre a morte de João Batista
- A multiplicação dos pães e peixes
- Jesus anda sobre as águas