Leitura bíblica - dia 39

Gênesis 39
José foi comprado pelo egípcio Potifar, mas este, vendo que Deus estava com José em tudo o que ele fazia, o tornou administrador de tudo o que possuia. Passado um tempo, a esposa de Potifar passou a assediar a José constantemente.  Ele sempre se manteve irredutível por não querer trair a confiança de Potifar e não pecar contra Deus. Certo dia a mulher agarrou José,  tirando-lhe o manto,  mas ele fugiu.
Despeitada, ela contou a todos que José tentara abusar dela. Com isso ele foi parar na prisão.  Contudo, ganhou a confiança do carcereiro que o tornou encarregado da cadeia.
Salmos 39
O salmista, encurvado por doença e tristezas, está carregado de pensamentos de descrença que resolve silenciar para que nenhum mal suceda do fato de serem falados, Sl 39.1-2. Mas o silêncio cria uma tristeza insuportável, que, por fim pede expressão, e ele a obtém na oração de Sl 39.3-6, que é quase uma queixa e um suspiro por morrer, ou, na melhor das hipóteses, é um retrato muito desanimado da vida humana. Em Sl 39.7-13, o tom é mais submisso, e o reconhecimento da mão divina é mais distinto; a nuvem passou, evidentemente, e o coração do lamentador está aliviado.

Marcos 12
Jesus conta a parábola da vinha. Os religiosos percebem que ele está falando sobre eles e ficam furiosos.  Querem um jeito de prendê-lo, mas temem a reação popular. Então, mais tarde mandam representantes para pô-lo à prova. Sem sucesso.