Leitura bíblica - dia 52

Êxodo 2
Neste capítulo nasce Moisés. Seus pais são descendentes de Levi. Continuava valendo a ordem do faraó, para que todo o menino hebreu recém nascido fosse jogado no Rio Nilo. Sua mãe o escondeu por três meses, mas isso já não era mais possível. Então se dá a soberana providência de Deus. Moisés é colocado em um cesto devidamente calafetado e lançado no rio. Sua irmã ficou observando à distância. A filha do Faraó tomava banho no rio, achou o cesto e o abrindo, viu o menino chorando e se compadeceu dele. A irmã de Moisés que estava no local, perguntou se a princesa gostaria que ela fosse chamar uma mulher hebréia para servir de ama e criar a criança. Ela concordou.  Dessa forma, a mãe de Moisés não apenas o criou, como ainda recebeu salário da filha de Faraó. Depois de crescido, ele foi entregue à princesa e passou a ser seu filho.
Já adulto, Moisés foge do Egito após assassinar um egípcio que espancou um hebreu.  O texto dá a entender que os próprios hebreus não aprovaram tal atitude.
Ainda neste capítulo, Moisés conhece sua esposa Zípora.

Salmos 52
Mesmo salmos curtos, que registram apenas um exemplo da bondade do Senhor, e repreendem apenas em breves palavras o orgulho do homem, são dignos de nossa melhor arte de declamadores (menestréis). Quando vemos que cada salmo é dedicado ao "mestre da música", isso deve fazer-nos valorizar nossa salmodia e nos impedir de louvar o Senhor descuidadamente. É um Maschil. Instrutivo. Até a malícia de um Doegue pode fornecer instrução a um Davi. Um salmo de Davi. Ele era o maior objeto do ódio rosnador de Doegue, e, portanto, a pessoa mais adequada para tirar do incidente a lição oculta dentro dela. Quando o edomita Doegue foi a Saul e lhe contou: "Davi foi à casa de Aimeleque". Através dessa fofoca enganosa, ele conseguiu a morte de todos os sacerdotes em Nobe: embora fosse crime socorrer Davi como rebelado; eles não tiveram culpa por intenção e conhecimento de que era proibido. Davi sentiu muito a vileza de seu inimigo, e aqui ele o denuncia em termos fortes; talvez estivesse também de olho em Saul.

Lucas 9
Jesus envia os doze discípulos com poder para curar os enfermos e expulsar demônios. Nessa ocasião se dá o milagre da multiplicação dos pães e peixes e sua fama aumenta ainda mais.  Herodes ouve a respeito de Jesus e fica intrigado pois muitos dizem que ele é a reencarnação de João Batista ou de algum profeta do passado.  Jesus pergunta aos seus discípulos: "e vocês? Quem acham que eu sou?" Pedro responde: "tu és o Filho de Deus". Ele instrui seus discípulos para que não comentem isso com ninguém. Também revela que terá que ser condenado pelos religiosos, morto e que ressuscitará depois de três dias. E diz ainda:

"Garanto-lhes que alguns que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o Reino de Deus".
(Lucas 9:27)

Isso se cumpre depois de oito dias, quando Pedro, Tiago e João,  ao acompanharem Jesus ao monte, o vêem com o aspecto gloriosamente transformado,  junto com Moisés e Elias.

O capítulo segue com milagres e ensinamentos preciosos.  Não deixe de ler.