Leitura bíblica - dia 70

Êxodo 19
No dia em que se completaram três meses que os israelitas haviam saído do Egito, chegaram ao deserto do Sinai. Deus avisa a Moisés que dali há três dias, desceria pessoalmente ao monte e estabelece algumas normas para que o povo esteja purificado para a ocasião. Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.

"O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente"
(Êxodo 19:18)

Salmos 69
Este salmo consiste de duas partes de dezoito versículos cada. Estes podem ser subdivididos novamente em três partes. Sob o primeiro subtítulo, Sl 69.1-4, o sofredor desdobra sua queixa diante de Deus; depois suplica que seu zelo por Deus é a causa de seus sofrimentos, em Sl 69.5-12; e isso o incentiva a rogar por auxílio e livramento, em Sl 69.13-18. Na segunda parte do salmo, ele detalha a conduta injuriosa de seus adversários, em Sl 69.19-21, clama por serem castigados, Sl 69.22-28, e então volta a orar, e isso numa antecipação feliz de que haverá interposição divina e os seus resultados, Sl 69.29-36.

João 2
Jesus realiza seu primeiro sinal miraculoso em uma festa de casamento na Galiléia.  O vinho havia acabado, o que transformaria a festa em um grande fiasco, mas Jesus transformou água em vinho.  Logo em seguida, ao ver comerciantes usando o Templo para ganhar dinheiro, expulsa a todos, munido de um chicote, dizendo:

"Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!"
(João 2:16)

Muitos observavam a Jesus e criam nele. Mas ele próprio não confiava nessas pessoas. Essa passagem nos faz refletir sobre o primeiro ponto das Doutrinas da Graça: a depravação total do ser humano.

"Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos, e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem."
(João 2:23/25)