Leitura bíblica - dia 71

Êxodo 20
Neste capítulo Deus entrega ao povo seus 10 mandamentos:

1º “Não terás outros deuses diante de mim.”

2º “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”

3º “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.”

4º “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; “mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.”

5º “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”

6º “Não matarás.”

7º “Não adulterarás.”

8º “Não furtarás.”

9º “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

10º “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”

Salmos 70
Ao mestre da música, um salmo de Davi. Até aí o título corresponde ao salmo 40, do qual é uma cópia com variações. Davi parece ter escrito o salmo por extenso, e também ter feito esta parte extraída dele, alterada para combinar com a ocasião. É um bom apêndice para o salmo 69, e um prefácio adequado para o salmo 71. Para trazer à memória. Este é o memorial do homem pobre. Davi, pessoalmente, implora a Deus para que ele não seja esquecido, mas o Senhor de Davi pode ser ouvido aqui também. Mesmo que pareça que o Senhor nos esqueceu, nós não devemos nos esquecer dele. Este salmo memorial age como elo entre os dois salmos de discussão suplicante, e com eles forma uma preciosa tríade de canto.
(Charles Spurgeon)

João 3
Doutrina da Graça:  Homem nenhum consegue cumprir a lei de Deus. Por isso Jesus Cristo morreu na cruz.  Para pagar a dívida daqueles que crêem nele. Crer em Cristo não é apenas acreditar em sua existência,  mas reconhecer que não temos condições de chegar até Deus por outra via, e que Ele é a nossa única esperança.

Veja o versículo a seguir. Muito conhecido mas pouco compreendido:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. "
(João 3:16)

- Se você pudesse se salvar através das suas boas obras, Deus não precisaria enviar seu Filho para morrer.

-Todos serão salvos?  Não!  Apenas os que crerem em Cristo.