Leitura bíblica - dia 72

Êxodo 21
Olho por olho, dente por dente.
Deus entrega a Moisés, algumas leis sobre servos e sobre punição a crimes. É instituída a pena de morte.
"Quem ferir um homem, vindo a matá-lo, terá que ser executado."
(Êxodo 21:12)

"Quem agredir o próprio pai ou a própria mãe terá que ser executado."
(Êxodo 21:15)

"Aquele que seqüestrar alguém e vendê-lo ou for apanhado com ele em seu poder, terá que ser executado."
(Êxodo 21:16)

Salmos 71
Não há título nenhum neste salmo, e, por isso, há quem ache que o salmo 70 pretendia ser um prelúdio deste e que foi separado dele. Tais idéia não têm valor para este nosso estudo. Já encontramos cinco salmos sem título, que são, mesmo assim, tão completos como aqueles que os têm. Temos aqui O SALMO DO CRENTE IDOSO, que em santa confiança de fé, fortalecido por longa e extraordinária experiência, roga contra seus inimigos e pede mais bênçãos para si. Já antecipando uma resposta graciosa, ele promete magnificar grandemente o Senhor.

Os primeiros quatro versículos são o grito da fé por socorro, os próximos quatro são um testemunho de experiência. Em Sl 71.9-13, o santo ancião suplica contra seus inimigos, e depois se regozija em esperança, Sl 71.14-16. Volta a orar em Sl 71.17-18, repete as esperanças confiantes que alegraram sua alma, Sl 71.19-21, e então conclui com a promessa de abundar em ações de graças. Em todo ele, este salmo pode ser visto como vocalização de uma fé que se esforça, mas nunca vacila.
(Charles Spurgeon)

João 4
O quarto ponto das Doutrinas da Graça trata do Chamado Eficaz (ou Graça Irresistível).

A mulher samaritana, a princípio foi indiferente a Jesus(11). Depois contestou Sua grandeza (12). Depois foi irônica e debochada (15). Depois se mostrou admirada (19). Depois expôs sua dúvida ao mestre (20). Mas quando Jesus realmente quis se revelar (26), ela não apenas creu, como contou a todos (29). Essas pessoas, mais tarde comprovaram que Jesus se tratava do Messias:

E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo".
(João 4:42)

Temos aqui um claro exemplo de um coração de pedra sendo transformado por Cristo.
Ninguém abre seu coração para Deus. O próprio Deus é que realiza essa obra, por Sua Graça. Veremos isso com bastante clareza depois de amanhã, no capítulo 6 e mais adiante no livro de Atos com o exemplo de Lídia:

"E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia."
(Atos 16:14)