Leitura bíblica - dia 73

Êxodo 22
Mais um capítulo que trata de aspectos da vida social,  compensações por perdas e danos, propriedades e leis civis e religiosas.

Salmos 72
Não há título nenhum neste salmo, e, por isso, há quem ache que o salmo 70 pretendia ser um prelúdio deste e que foi separado dele. Tais idéia não têm valor para este nosso estudo. Já encontramos cinco salmos sem título, que são, mesmo assim, tão completos como aqueles que os têm. Temos aqui O SALMO DO CRENTE IDOSO, que em santa confiança de fé, fortalecido por longa e extraordinária experiência, roga contra seus inimigos e pede mais bênçãos para si. Já antecipando uma resposta graciosa, ele promete magnificar grandemente o Senhor.
(Charles Spurgeon)

João 5
Jesus cura um paralítico que estava próximo a um tanque do Templo buscando por um milagre. Ele sofria há trinta e oito anos com essa deficiência. Ao ser curado o homem milagrosamente pega sua maca e sai andando. Os religiosos porém, estão mais preocupados com um outro detalhe: É sábado e aquele homem não poderia estar carregando sua maca! Quando descobriram que Jesus havia curado uma pessoa num sábado,  passaram a persegui-lo. Em sua defesa,  Jesus disse que, apesar de ser um sábado, seu Pai (Deus) continua a trabalhar. Por isso, ele também está trabalhando.

"Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus. "
(João 5:18)