Leitura bíblica - dia 102

Levítico 8

O capítulo trata da consagração de Arão e seus filhos ao sacerdócio.

Salmos 98

Este poema sacro, que leva simplesmente o título de "salmo" se sucede ao anterior, e evidentemente é uma parte integral da série de salmos da realeza. Se Sl 97.1-12 descreveu a publicação do evangelho, portanto o estabelecimento do reino do céu, este salmo é uma espécie de Hino de Coroação, proclamando oficialmente o Messias conquistador como Monarca sobre as nações, com altos sonidos de trombetas, palmas e celebração de triunfos. É um cântico singularmente ousado e vivo. Os críticos estabeleceram o fato de que expressões similares ocorrem em Isaías, mas não vemos força nenhuma na inferência de que por isso foi escrito pelo profeta; por esse princípio, a metade dos livros escritos em língua inglesa poderiam ser atribuídos a Shakespeare. O fato é que esses salmos associados formam um mosaico, no qual cada um deles tem um lugar apropriado, e é necessário ao quadro total, e por isso acreditamos serem todos o trabalho de uma só mente. Paulo, se bem o entendemos, atribui Sl 95.1-11 a Davi, e como cremos que o mesmo escritor escreveu o grupo todo, atribuímos este também ao filho de Jessé. Seja de quem for, o canto merece estar entre as mais devotas e emocionalmente tocantes composições musicais sagradas.
(Charles Spurgeon)

Atos 13

Deus separa duas pessoas da igreja de Antioquia: Barnabé e Paulo. Eles partem para a primeira viagem missionária. Passam por vários lugares até que em Pafos se deparam com Elimas, um falso profeta,  também chamado de mágico,  desses que até hoje aparecem por aí. Ele estava com o procônsul Sérgio Paulo.  Este havia chamado Paulo e Barnabé para ouvir a Palavra de Deus,  mas Elimas se opunha ao ensino a todo momento,  at é que Paulo o amaldiçoou, deixando-o cego.

Depois disso, Paulo dá um importante testemunho em Antioquia. Isso gerou admiração,  conversões, mas claro,  também gerou inveja e ódio por parte dos religiosos. Muitos gentios também eram convertidos por Deus.

Atos 13:48 - Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.