Leitura bíblica - dia 104

Levítico 10
Nadabe e Abiú, filhos de Arão,  trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do Senhor e eles morreram queimados. Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: “Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei””. Arão, porém, ficou em silêncio.

Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, conforme Moisés tinha ordenado.

Salmos 100
Um salmo de louvor, ou melhor, de ação de graças. Este é o único salmo que leva precisamente esta inscrição. É todo chamejante de adoração agradecida, e por este motivo tem sido um grande favorito do povo de Deus desde que foi escrito. Vamos cantar o salmo 100, "the Old Hundredth", em hino ou cântico, foi uma das expressões ouvidas sempre na igreja cristã, e será assim (cantado ou lido) enquanto existirem homens leais ao Grande Rei. Nada mais sublime pode haver deste lado do céu do que o cantar deste nobre salmo por uma congregação vasta. A paráfrase que Watts fez, que começa "Before Jehovah's awful throne" (Ante o trono tremendo de Jeová) 3, e o escocês "All people that on earth do dwell" (Vós - que este mundo povoais)4 são ambas versões nobres, e até Tare e Brady se erguem além de si mesmos quando cantam: "Num só acordo, que toda a terra/erga a Deus alegres vozes". Neste salmo cantamos com júbilo o poder criador e a bondade do Senhor, assim como antes com tremor adoramos sua santidade.
(Charles Spurgeon)

Atos 15
Alguns homens da Judéia foram para Antioquia e começaram a "ensinar" aos cristãos que, para serem salvos, precisariam se circuncidar.  Isso é exatamente assim ainda hoje em dia. Você é convertido a Cristo, mas os religiosos querem que além disso, você cumpra algum tipo de tarefa: usar determinada roupa, pagar determinadas taxas, cumprir sacramentos, vender revistas... isso varia de acordo com a denominação. Perceba que cada uma dessas "tarefas" tenta diminuir a eficiência da obra de Cristo, como se ela não fosse completa.
A questão foi levada aos apóstolos e Jerusalém e Pedro, com toda a sabedoria que lhe foi imputada pelo Espírito Santo, sentenciou:

"Deus não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé. Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, pondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também."
(Atos 15:9-11)