Leitura bíblica - dia 109

Levítico 15

Imundícies do homem e da mulher.

Salmos 105
Este salmo histórico foi evidentemente composto pelo Rei Davi, porque os primeiros quinze versículo dele foram usados como um hino quando foi carregada a arca da casa de Obede-Edom, e nós o lemos em 1Cr 16.7: "Foi naquele dia que, pela primeira vez Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Senhor com salmos de gratidão". Tal canto foi adequado para a ocasião, pois descrevia os movimentos do povo do Senhor e sua proteção sobre eles em todos os lugares. Nosso último salmo cantou os capítulos iniciais de Gênesis, e este toma como tema seus capítulos finais e nos introduz em Êxodo e Números. Os primeiros versículos são cheios de louvor alegre, e convocam o povo para exaltar Jeová, Sl 105.1-7; depois os primeiros dias da nação infante são descritos, Sl 105.8-15; a ida ao Egito, Sl 105.16-23, a saída de lá com o braço estendido do Senhor, Sl 105.24-38, a viajem através do deserto e a entrada em Canaã, Sl 105.39-45.
(Charles Spurgeon)

Atos 20
No capítulo anterior vimos um tumulto em Éfeso pois muitos criam na pregação de Paulo e deixavam para trás a deusa Ártemis. Toda cidade girava em torno dela. Sua imagem original, segundo se dizia, teria caído do céu. Havia um grande templo erguido em sua honra. Muitos alí viviam da confecção e venda de imagens dessa deusa e viram a fé cristã como uma ameaça à sua profissão.
Você conhece alguma cidade assim?

Neste capítulo 20 Paulo continua sua viagem missionária. Muitos são salvos, muitos o desprezam e conspiram contra ele. Em sua passagem pela cidade de Trôade, Paulo prolonga bastante sua pregação e um jovem que estava sentado na janela, adormece e cai de uma altura de três andares, morrendo. Mas voltou à vida quando Paulo inclinou-se sobre ele e o abraçou.