Leitura bíblica - dia 99

Levítico 6
São citados pecados de enganação,  roubo e mentira, suas devidas punições e ritos sacrificiais propiciatórios.
Há também regulamentações a respeito dos holocaustos, ofertas de cereais, unção de sacerdotes e ofertas pelo pecado.

Salmos 96
Este salmo evidentemente foi tirado daquele cântico sacro composto por Davi ao tempo em que "a arca de Deus foi colocada no meio da tenda que Davi havia preparado para ela, e ofereceram sacrifícios e ofertas pacíficas diante de Deus". Veja o capítulo dezesseis do primeiro livro de Crônicas. A primeira parte daquele canto provavelmente foi omitido porque se referia a Israel, e o plano do Espírito Santo neste salmo foi dar um cântico para os gentios, um hino triunfal com o qual celebrar a conversão das nações a Jeová nos tempos do evangelho. Segue os passos do salmo anterior, que descreve a obstinação de Israel, e a conseqüente retirada do evangelho deles para que pudesse ser pregado entre as nações que o receberiam e, no devido tempo, seriam plenamente conquistadas por Cristo pelo seu poder. Assim faz par com o salmo 95. É um grande hino missionário, e admira-se que zombadores possam lê-lo e ainda ficarem separados. Se cegueira parcial não tivesse acontecido para Israel, poderiam ter enxergado há muito tempo, e agora veriam, que seu Deus sempre teve planos de amor para todas as famílias dos homens, e nunca pretendeu que sua graça e seu pacto se relacionassem só à semente de Abraão segundo a carne. Não é de admirar que o Davi de grande coração se alegrou e dançou diante da arca, enquanto via em visão toda a terra deixando os ídolos para se voltar ao único Deus vivo e verdadeiro. Tivesse Mical, a filha de Saul, sido capaz ao menos de entrar na alegria dele, ela não o teria repreendido, e se os judeus de hoje pudessem ao menos expandir o coração para sentir compaixão com toda a humanidade, eles também cantariam de alegria pela grande profecia de que toda a terra será provida com a glória do Senhor.
(Charles Spurgeon)

Atos 11
A conversão de Cornélio está dando o que falar entre os cristãos que vieram do judaísmo. A antiga religião deixou suas raízes e eles ainda não compreendem a dimensão da Graça de Deus.  Ainda era difícil entender como um gentio podia ser considerado irmão. Era difícil entender até mesmo como pôde Pedro comer com ele!

Pedro explica passo a passo toda a história da conversão de Cornélio que vimos no capítulo anterior e conclui:

"Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos dera quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus? "
(Atos 11:17)

Os cristãos, que a princípio estavam contrariados, recebem bem as notícias:

Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: "Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! "
(Atos 11:18)

E assim a Igreja continuar a crescer.