Leitura bíblica - dia 125

Números 4
Recenseamento dos coatitas, gersonitas, meraritas pelos seus clãs e famílias. Foram contados todos os homens entre trinta e cinqüenta anos, aptos para servir na Tenda do Encontro, cada clã com suas respectivas funções.
O capítulo cita ainda as obrigações de Arão e seus filhos nos momentos de transporte da tenda.

Salmos 121
Este salmo não tem outro título senão "Cântico de Peregrinação". Está vários passos adiante do último que vimos, pois conta da paz da casa de Deus, e o cuidado guardião do Senhor, enquanto que o Salmo 120 lamenta a fuga da paz da casa do homem bom, e trata de sua exposição aos assaltos venenosos de línguas caluniadoras. Nesta última situação seus olhos olharam em volta com angústia, mas aqui olham para cima com esperança. Pelo constante reaparecimento da palavra "guardar", somos levados a chamar este cântico de "um Salmo ao guarda de Israel". Não estivesse entre os Salmos Peregrinos nós o veríamos como um hino marcial, adequado para a canção do entardecer de uma pessoa que dormisse em tendas. É um canto de soldado bem como um hino de viajante. Há uma ascensão no próprio salmo, que chega à mais tranqüila confiança.
(Charles Spurgeon)

Romanos 8
Temos que ter em mente que os autores bíblicos não separaram os livros e cartas em capítulos e versículos. Tudo é uma sequência só.  Perceba a palavra "portanto" logo no início do capítulo:

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus."
(Romanos 8:1)

Ou seja, isso é a conclusão daquilo que foi tratado no capítulo anterior. Então, não se prenda à essas divisões. A pessoa que lê um capítulo por dia, corre o risco de ir dormir sem ter o entendimento completo daquilo que acabou de ler.

O capítulo 7 nos fala sobre a Lei de Deus. Ela é absolutamente perfeita e por isso nos traz condenação, já que, mesmo aqueles que a amam, não têm capacidade de cumpri-la integralmente, por terem sua natureza corrompida pelo pecado.

Agora no capítulo 8, a Palavra nos diz que para aqueles que estão em Cristo, não há condenação. Nós estávamos escravizados pelo pecado, porque por causa dele não conseguíamos cumprir a Lei de Deus. Então vem Jesus Cristo e nos tira esse fardo. Agora somos salvos