Leitura bíblica - dia 133

Números 12
Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope.
“Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?”

O Senhor ouviu isso e ficou furioso.  Como castigo, Miriã ficou uma semana leprosa, fora do acampamento.

Salmos 129
Cântico de Peregrinação. Não consigo entender como este pode estar um degrau acima do salmo anterior; e contudo é claramente o cântico de um indivíduo mais velho e experimentado, que volta os olhos para uma vida de aflições, em que sofreu durante todo o percurso, mesmo na mocidade. Até onde a paciência é uma graça mais alta, ou pelo menos mais difícil, do que o amor doméstico, a subida ou o progresso talvez possam ser assim considerados. Provavelmente, se conhecêssemos mais detalhes sobre as estações da estrada para o Templo, veríamos alguma razão para a ordem desses salmos; mas como não se pode obter estas informações, devemos aceitar os cânticos como os encontramos, e lembrar que, como agora não vamos fazer peregrinações a Sião, é nossa curiosidade, e não nossa necessidade, que perde por não conhecermos a causa da ordenação dos cânticos nesse Saltério do Senhor, Sl 129.4; e a condição não abençoada em que estão os inimigos de Peregrino.

AUTOR
Não nos parece necessário atribuir este salmo a um período pós-exílio, pois na verdade ele se adequa mais a um tempo em que o inimigo ainda não prevalecera ao ponto de levar o povo a uma terra distante. É um hino com um misto de tristeza e de forte determinação. Embora dolorosamente abatido, o afligido tem o coração intato, e desdenha ceder por pouco que seja ao inimigo. O poeta canta as aflições de Israel, Sl 129.1-3; a interposição do Senhor, Sl 129.4; e a condição não abençoada dos inimigos de Israel, Sl 129.5-8. É uma canção rústica, cheia de alusões à criação de animais. Lembra-nos os livros de Rute e Amós.

Romanos 16
Chegamos ao final da Carta Aos Romanos. Um dos principais documentos cristãos. Deveríamos cultivar o hábito de ler periodicamente esta carta.
Neste último capítulo, Paulo deixa suas considerações finais,  saúda a vários irmãos e deixa um alerta contra os falsos cristãos.