Leitura bíblica - dia 138

Números 17

Deus, através de Moisés, ordena que cada um dos líderes de cada tribo, inclusive Arão,  apresentem suas varas (bordões) à Tenda da Congregação. O bordão do homem a quem Deus escolhesse iria florescer,  evitando os transtornos narrados no capítulo anterior. De fato, o bordão a florescer foi mesmo o de Arão, confirmando-o como sacerdote.

Salmos 134

Cântico de degraus. Chegamos agora ao último dos Salmos Graduados. Os peregrinos estão voltando para casa, e estão cantando o último canto de seu saltério. Saem bem cedo de manhã, antes do sol raiar, pois a viagem é longa para muitos deles. Ainda é noite mas eles estão se movimentando. Logo que deixam as portas da cidade, vêem os guardas em cima dos muros do templo, e as luzes que brilham das janelas dos cômodos em volta do santuário; e nisso, comovidos pela cena, eles cantarolam uma despedida ritmada aos servidores perpétuos que estão no santuário. Sua exortação final estimula os sacerdotes a pronunciar sobre eles uma bênção que vem do santo lugar: ela está no verso três. Os sacerdotes dizem mais ou menos assim: "Vocês pediram que bendizêssemos o Senhor, e agora nós oramos ao Senhor para que ele abençoe vocês".
O salmo ensina-nos a orar por aqueles que estão continuamente ministrando diante do Senhor, e convida todos os ministros a pronunciarem bênçãos sobre seu povo amoroso e piedoso.
(Charles Spurgeon)

1 Coríntios 5

Repreensões e exortações contra a impureza da igreja em Corínto.

1 Coríntios 5:1 - Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai!

O capítulo gira em torno desse caso e Paulo continua, dizendo que eles deveriam julgar o que acontece dentro da comunidade cristã:

1 Corintios 5:12-13 - Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês".