Leitura bíblica - dia 146

Números 25

Deus ordena a Moisés e a Eleazar (filho da Arão) que façam um segundo recenseamento.

Números 26:2 - "Façam um recenseamento de toda a comunidade de Israel, segundo as suas famílias; contem todos os de vinte anos para cima que possam servir no exército de Israel".

Salmos 142

Maskil de Davi. Este Maskil foi escrito para nos dar ensinamentos. Ensina-nos, principalmente, por meio de exemplo, como ordenar nossa oração em tempos de aflição. Tal instrução é uma das mais necessárias, práticas e efetivas partes de nossa instrução espiritual. Quem aprendeu a orar, aprendeu a mais útil das artes e ciências. Os discípulos disseram ao filho de Davi: "Senhor, ensina-nos a orar"; e aqui Davi nos dá uma lição valiosa ao registrar sua própria experiência quanto à súplica quando se está debaixo de uma nuvem.

Uma oração quando ele estava numa caverna. Estava em um de seus muitos lugares ocultos, em Engedi, Adulã, ou alguma outra caverna solitária onde pudesse se esconder de Saul e seus perseguidores. As cavernas eram lugares apropriados para a oração; o escuro e a solidão ajudam no exercício da devoção. Se Davi tivesse orado tanto em seu palácio como orava em sua caverna, ele talvez nunca tivesse cometido o ato que trouxe tanta desgraça quando era mais velho.

ASSUNTO
Resta pouca dúvida de que este canto data dos dias em que Saul perseguia Davi insistentemente, e o próprio Davi estava em dificuldade de alma, provavelmente produzida por aquela fraqueza de alma que o levou a associar-se com princesas pagãs. Seus bens evidentemente estavam em baixa, e o que era pior, sua fama tinha decaído muito; contudo demonstrou fé verdadeira em Deus, a quem tinha exposto suas tristezas prementes. As sombras da caverna cobrem o salmo, contudo, como se estivesse em pé à entrada dela, o profeta poeta vê uma luz brilhante um pouco à frente.
(Charles Spurgeon)

1 Coríntios 13

No capítulo anterior vimos que existem dons diferentes para cada cristão. Agora, a Palavra afirma que de nada valem os dons sem o amor. Expõe características desse amor e aponta para a volta de Jesus:

1 Coríntios 13:10 e 12 - quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.