Leitura bíblica - dia 156

Números 35

Deus estabele 48 cidades para os levitas, para que habitem e criem seus rebanhos. Estabeleceu também 6 cidades para servir de refúgio para homicidas que porventura matassem alguém involuntariamente. Nelas, eles ficariam protegidos de possíveis vingadores até o julgamento.

Provérbios 1

Ensinar a juventude.  É isso que Salomão fez nesse livro com todo o esforço e de maneira abundante,  redigindo seus ensinamentos em forma de provérbios para que eles sejam aprendidos com mais facilidade e assimilados com gosto ainda maior. É justo dizer que qualquer pessoa que pense em tornar-se piedosa,  bem poderia adotar esse livro como seu manual do dia a dia ou como seu livro de cabeceira, lendo-o frequentemente e situando sua própria vida dentro dele.
(Martinho Lutero)

2 Coríntios 7

Desde o início desta segunda carta aos Coríntios, percebemos um tom bem diferente da primeira. Esta é muito mais terna, enquanto a anterior, mais disciplinadora e dura. Paulo evidência isso neste capítulo:

2 Coríntios 7:8-10 - Mesmo que a minha carta lhes tenha causado tristeza, não me arrependo. É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo. Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.
A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.