Leitura bíblica - dia 159

Deuteronômio 2

Moisés continua fazendo um resumo da viagem dos israelitas rumo à terra prometida. Leia com atenção. Talvez algum detalhe tenha passado despercebido.

Provérbios 4

Neste quarto capítulo,  Salomão exorta os leitores de forma paternal, a buscar a sabedoria sempre.

Provérbios 4:8 - Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará.

2 Coríntios 10

Uma comunidade cristã não pode e nem deve ficar sem a Palavra de Deus e precisa de professores e pregadores para promovê-la. E como não se pode tentar a Deus com o pedido de enviar novos pregadores do céu,  nós mesmos temos que proceder conforme a Escritura e convocar e instituir aqueles dentre nós que são idôneos para isso, os quais Deus iluminou com entendimento e ainda dotou com talentos. Ninguém pode negar que cada cristão tem a Palavra de Deus e foi instruído e ungido por Deus para ser sacerdote,  como diz Pedro:

1 Pedro 2:9 - Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Tendo eles a Palavra de Deus e sendo por Ele ungidos,  também têm o dever de confessar,  ensinar e difundir a Palavra,  como diz Paulo neste capítulo:

2 Coríntios 4:13 - Está escrito: "Cri, por isso falei". Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos

Portanto fica assegurado aqui mais uma vez,  que um cristão não só tem o direito e a autoridade para ensinar a Palavra de Deus,  mas que ele tem o dever de fazê-lo.
(Martinho Lutero)