Leitura bíblica - dia 163

Deuteronômio 6

Uma das passagens mais importantes na Bíblia vem neste capítulo, logo depois dos Dez Mandamentos. Ela apresenta a declaração mais importante, o mandamento mais essencial, depois de relembrar a Israel os Dez Mandamentos: a singularidade do nosso Senhor Soberano:

Deuteronômio 6:4-5 - Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

Provérbios 8

Quando eu ainda era monge e estava no convento, vi e ouvi muitas vezes pessoas sábias e inteligentes fazendo planos, os quais apresentavam de maneira tão impressionante, convincente e bonita, que tive de pensar que seria impossível que falassem. De fato, dizia eu,  isso tem pés e cabeça. Sem dúvida isso aí tem vida. E o considerava tão seguro como se já estivesse concretizado e palpável diante dos meus olhos. Quando porém começaram a pôr os planos em prática, tudo fracassou escandalosamente, e todo esse plano belo e vivo se revelou mais fútil do que um sonho ou uma sombra e tive de dizer: "Muito bem! Se isso foi um sonho que o diabo se fie em planos belos e bonitos". Que grande verdade! Tudo não passa de aparência e ilusão quando Deus não está envolvido. Aí então compreendi o enunciado de Salomão:

"a mim pertencem ambos: o conselho e a ação"
(Provérbios 8:14)

e Paulo:

Quem planta não é nada, quem rega também não. É Deus que dá o crescimento"
(1 Coríntios 3:7)

Os filhos dos homens, porém, não acreditam nisso até que o aprendam por experiência.

(Martinho Lutero)

Gálatas 1

Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.
(Gálatas 1:6-7)

Desvios doutrinários não são exclusividades da nossa época. Logo no início, existiam falsos mestres usando o nome de Jesus. E ao mesmo tempo,  pessoas empolgadas com a falsa doutrina.

Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
(Gálatas 1:10)

Nesse versículo fica claro que o falso ensinamento buscava agradar os homens. Existem várias formas de atrair pessoas a qualquer tipo de seita que de alguma forma as agrade.

Por exemplo, existem falsas religiões que, falando de Jesus prometem uma vida boa, saudável,  próspera, desde que, é claro, você esteja em dia com o carnê.

Outras, mais discretas, oferecem um consolo convincente para as dores da vida. Geralmente são essas as que desprezam a razão do sacrifício de Cristo na cruz, e ensinam que você mesmo vai ser purificado de seus pecados através de reencarnações. Eles dizem que o Evangelho Bíblico foi escrito simplesmente por homens falhos e contém erros, enquanto o evangelho deles foi trazido por seres espirituais mais elevados.

E é justamente sobre isso que o apóstolo Paulo fala:

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja amaldiçoado.
Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja amaldiçoado.
(Gálatas 1:8-9)