Leitura bíblica - dia 164

Deuteronômio 7

Os israelitas estão prestes a tomar posse da terra prometida e Deus lhes promete vitória absoluta contra os povos.  Mas adverte:

Quando o Senhor teu Deus as tiver entregue, e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas; não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.
(Deuteronômio 7:2-4)

Provérbios 9

-A Sabedoria hospitaleira
-Provérbios contra zombadores
-A insensatez tenta se passar por sabedoria

Gálatas 2

Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
(Gálatas 2:16)

Depois que ensinamos a fé em Cristo, ensinamos também a respeito das boas obras. Visto que te apropriaste pela fé de Cristo, por intermédio de quem te tornaste justo, vai agora e ama a Deus e ao próximo. Invoca a Deus, dai-lhe graças, prega, louva e confessa-o, faze o bem e serve ao próximo, faze o teu dever. Essas são, verdadeiramente, as boas obras que emanam dessa fé e brotam na alegria do coração, porque recebemos gratuitamente remissão dos pecados por causa de Cristo. Definimos pois como cristão, não aquele que não tem ou não sente o pecado, mas aquele a quem Deus não imputa o pecado por causa da sua fé em Cristo. Essa doutrina traz consolo eficaz às consequências verdadeiramente apavorantes.
(Martinho Lutero)