Leitura bíblica -dia 166

Deuteronômio 9

Moisés relembra o povo sobre o socorro divino, sobre a infidelidade dos próprios israelitas com relação a Deus, e intercede por eles.

Lembra-te dos teus servos, Abraão, Isaque e Jacó; não atentes para a dureza deste povo, nem para a sua iniqüidade, nem para o seu pecado;
(Deuteronômio 9:27)

Provérbios 11

Está escrito que os mandamentos de Deus são justificados em e por si mesmos,  não por outra ajuda externa.  Da mesma forma,  diz o sábio a respeito da sabedoria de Deus:

Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.
(Provérbios, 11:2)

É muito ridículo querer defender a Palavra de Deus com nossa razão, se devemos nos defender de todos os inimigos através da Palavra de Deus (Efésios 6:17). Não seria um grande idiota quem, na luta, quisesse proteger a sua armadura e espada com a mão ou cabeça descoberta?  O mesmo acontece quando queremos proteger a lei de Deus,  que é o nosso armamento,  com a nossa razão.
(Martinho Lutero)

Gálatas 4

Vamos começar este quarto capítulo,  lembrando do que Paulo disse no primeiro:

Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
(Gálatas, 1:10)

Agora, outra vez, Paulo declara que o povo não está agradado em ouvir a verdade:

Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?
(Gálatas, 4:16)

A verdade do Evangelho desagrada ao homem,  porque quebra o seu ego. Mostra que ele não pode salvar a si próprio. Por mais que o nosso esforço seja árduo e penoso, ele não vale nada para Deus, no que diz respeito à salvação. A única coisa que vale é a obra de Cristo. A nós só resta crer, e mesmo isso nos é dado por iniciativa de Deus (Efésios 2:8).

Mas os crentes da Galácia,  assim como muitos de nosso tempo,  procuravam se justificar pelas obras.

Paulo compara as duas alianças (lei e graça) com as duas mulheres de Abraão:

Antiga Aliança (lei)= Agar (escrava)
Seus descendentes são escravos.

Nova Aliança (graça)=Sara (esposa)
Seus descendentes são os da promessa.

Ora vós, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. Mas, como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora. Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.
(Gálatas 4:28-31)