Leitura bíblica- dia 167

Deuteronômio 10

Moisés relembra a passagem de Êxodo 34, quando Deus reescreveu as tábuas da Lei, já que as primeiras tinham sido quebradas por Moisés, quando este irou-se ao ver o povo adorando a escultura de um bezerro (Êxodo 32). O capítulo ainda recorda a morte de Arão e a vocação dos levitas para o sacerdócio. Traz ainda uma exortação à obediência (versículos 12 à 22)

Provérbios 12

Este capítulo traz 28 provérbios com temas diversos.

Gálatas 5

O tema agora é a circuncisão.  O povo queria porque queria fazer algo para merecer a salvação. A salvação não se compra, nem com atos, nem com dinheiro. Ela é dada,  gratuitamente, a todo o que crê em Cristo. Paulo diz que aquele que se circuncidar, fica obrigado a cumprir toda a lei. É o que Tiago diz em sua carta:

Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.
(Tiago 2:10)

Ambos os escritores estão dizendo ser impossível cumprir a Lei de Deus. Jesus é o nosso substituto porque ele, não tendo pecado em sua natureza, por ser o próprio Deus (João 1:1-3 e 1:14) foi o único capaz de cumprir a lei, amando ao Pai sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Você quer mesmo tentar fazer valer as suas próprias obras, para completar a obra de Cristo?

Vocês, que procuram ser justificados pela Lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.
(Gálatas 5:4)