Leitura bíblica - dia 170

Deuteronômio 13

Deuteronômio é um dos primeiros livros bíblicos, escrito há milhares de anos atrás, mas já alerta sobre a ação dos falsos profetas que anunciam um deus alheio às Escrituras.

...não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
(Deuteronômio 13:3)

Percebemos aqui, dois pontos sempre presentes no estudo da Bíblia: a soberania de Deus e a responsabilidade humana. O versículo acima deixa claro que o falso profeta é levantado pelo próprio Deus, para provar o amor dos fiéis.  Mas vemos a seguir,  que este fato não isenta o falso profeta da sua culpa:

E aquele profeta, ou aquele sonhador, morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos desviar do caminho em que o Senhor vosso Deus vos ordenou que andásseis; assim exterminareis o mal do meio vós.
(Deuteronômio, 13:5)

O capítulo continua com outra instrução aos israelitas, no caso de alguém próximo, o cônjuge, o filho, amigo ou parente, incitar ou sugerir adoração a outro deus.

não consentirás com ele, nem o ouvirás, nem o teu olho terá piedade dele, nem o pouparás, nem o esconderás, mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele para o matar, e depois a mão de todo o povo; e o apedrejarás, até que morra, pois procurou apartar-te do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.
(Deuteronômio 13:8-10)

Pobre Smilingüido!

Provérbios 15

33 provérbios com temas variados.

Efésios 3

...que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.
(Efésios 3:17-19)