Leitura bíblica - dia 174

Deuteronômio 17

O capítulo começa alertando aos israelitas para que não apresentem animais imperfeitos ao sacrifício. Claro que isso já fazia menção a Cristo, o Cordeiro de Deus. O sacrifício do perfeito para o perdão dos pecados dos imperfeitos.

Enquanto isso, Deus continuava a disciplinar seu povo com rigor, decretando a morte aos idólatras.

...então levarás às tuas portas o homem, ou a mulher, que tiver cometido esta maldade (servir a outros deuses), e apedrejarás o tal homem, ou mulher, até que morra.
(Deuteronômio 17-5)

O capítulo traz ainda instruções para no caso de, futuramente, o povo optar por levantar um rei, a exemplo de outras nações. Isso aconteceria depois de 400 anos, com a nomeação de Saul.  Uma das instruções chama a atenção:

(O rei) não multiplicará para si mulheres, para que o seu coração não se desvie
(Deuteronômio, 17:17)

Ora, foi justamente isso que aconteceu a Salomão, o maior dos reis de Israel.

Tinha Salomão setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
(1 Reis 11:3-4)

Provérbios 19

29 provérbios sobre variados temas.

Filipenses 1

Esta carta escrita por Paulo e Timóteo, é uma das favoritas entre muitos cristãos, principalmente por sua franqueza.

Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente,estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões.
Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;
(Filipenses 1:15-18)