Leitura bíblica - dia 176

Deuteronômio 19

Deus determina que sejam separadas três cidades de refúgio na parte central da Terra Prometida, para que, aquele que matar alguém,  tenha onde se refugiar. 

Como assim???!!!

Este é o caso em que um homem que matar outro poderá fugir para lá para salvar a vida: se matar o seu próximo sem intenção, sem que houvesse inimizade entre eles.
Por exemplo, se um homem for com o seu amigo cortar lenha na floresta e, ao levantar o machado para derrubar uma árvore, o ferro escapar e atingir o seu amigo e matá-lo, ele poderá fugir para uma daquelas cidades para salvar a vida.
Do contrário, o vingador da vítima poderia persegui-lo enfurecido e alcançá-lo, caso a distância fosse grande demais, e poderia matá-lo, muito embora este não merecesse morrer, pois não havia inimizade entre ele e o seu próximo.
(Deuteronômio 19:4-6)

Provérbios 21

30 valiosos provérbios.  Leia todos.

Filipenses 3

O Evangelho verdadeiro é sempre o mesmo. O tempo passou, as tecnologias evoluíram, mas o homem continua o mesmo. Deus continua o mesmo. Há atualmente na cristandade, uma busca desenfreada pela novidade. De tempos em tempos surgem "novas revelações" ou novas táticas e estratégias de se atrair as pessoas.  Conversamos recentemente com dois experientes pastores de diferentes cidades e eles relataram ter visto várias modinhas surgirem e desaparecerem dentro da igreja,  deixando um rastro de gente confusa e decepcionada.
Aqui, Paulo nos dá uma importante lição sobre isso:

Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.
Cuidado com os “cães”, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!
(Filipenses 1:1-2)

Perceba como os assuntos estão ligados: de um lado o verdadeiro Evangelho - sempre o mesmo.

De outro os "cães", representando os falsos mestres.