Leitura bíblica - dia 179

Deuteronômio 22

Diversas leis acerca de coisas perdidas, vestuário, respeito às aves, segurança habitacional,  cultivo de vinhas, castidade e casamento.

Provérbios 24

34 provérbios.  Destacamos o primeiro:

Não tenhas inveja dos homens malignos; nem desejes estar com eles; porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente.
(Provérbios 24:1-2)

Colossenses 2

A salvação não depende do cumprimento da lei, mas sim de Cristo. E isso fica muito claro neste segundo capítulo. Não fica nenhum espaço para legalismo,  superstições e falsas religiões. Vamos observar um longo trecho:

E (Cristo) a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.
Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies as quais coisas todas hão de perecer pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.
(Colossenses 2:13-23)