Leitura bíblica - dia 192

Josué 1

Após a morte de Moisés, Deus concede a liderança dos israelitas a Josué e o encoraja a concluir a missão iniciada há quarenta anos.

Ninguém te poderá resistir durante toda a tua vida; assim como estive com Moisés, estarei contigo: jamais te abandonarei, nem te desampararei!
Sê forte e destemido, porque farás este povo herdar a terra que a seus pais jurei dar-lhes.
(Josué 1:5-6)

Orienta-o, porém, a nunca se desviar da Palavra:

Que o Livro da Lei, esteja sempre nos teus lábios: medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de agir em conformidade com tudo que nele está escrito. Deste modo serás vitorioso em todas as tuas empreitadas e alcançarás bom êxito!
(Josué 1:8)

Josué organiza os preparativos para a travessia do Jordão,  para finalmente entrarem na terra prometida.  O povo se compromete a ser fiel a Josué:

Diante disto, todos responderam em voz alta: “Tudo o que nos ordenaste, nós o faremos e, para onde quer que nos enviares, iremos. Assim como em tudo obedecemos a Moisés, do mesmo modo obedeceremos a ti; basta que Yahweh teu Deus esteja contigo nos liderando, assim como esteve com Moisés.
(Josué 1:16-17)

Eclesiastes 6

Salomão, o mais bem sucedido rei de Israel, continua a contemplar a pequenez humana:

Sendo assim, quem sabe o que é bom e proveitoso para o ser humano nesta existência, nos poucos dias de sua vida de ilusão, que passa como uma sombra? Quem poderá lhe contar o que acontecerá debaixo do sol depois que ele se for com a morte.
(Eclesiastes 6:12)

1 Timóteo 4

O capítulo começa falando sobre apostasia. Sobre a troca da fé genuína pela vã religiosidade.  Sobre aqueles que não perceberam que há uma Nova Aliança em Cristo e ainda procuravam justificação no cumprimento da lei judaica:

O Espírito Santo afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e à doutrina de demônios, sob a influência da hipocrisia de pessoas mentirosas, que têm a consciência cauterizada. São líderes que proíbem o casamento e ordenam a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e estão bem firmados na verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e, nada deve ser rejeitado, se puder ser recebido com ações de graças. Porquanto é santificado pela Palavra de Deus e pela oração.
(1 Timóteo 4:1-5)