Leitura bíblica - dia193

Josué 2

Josué envia dois espiões para examinar a terra, em especial a Jericó. Eles ficaram hospedados na casa da prostituta Raabe. De alguma forma, o rei de Jericó soube de tudo isso é ordenou a Raabe que os mandasse embora.

Mas a mulher tomou os dois homens e os escondeu. E respondeu aos mensageiros do rei: “De fato, esses homens vieram a mim e eu não sabia de onde eram. E, havendo de fechar-se a porta da cidade, ao anoitecer, esses homens saíram e não sei para onde foram. Persegui-os imediatamente e os alcançareis!”
(Josué 2:4-5)

Depois disso,  Raabe disse aos mensageiros que ouvira falar de tudo o que Deus poderosamente havia realizado aos israelitas, desde a saída do Egito há quarenta anos,  até as suas vitórias militares. Rogou a eles então,  que retribuissem o favor poupando a ela e a sua família, quando de fato tomassem posse da terra. O acordo foi aceito e um sinal foi combinado:

E os espiões israelitas concluíram o acordo dizendo: “Estaremos livres do juramento que nos fizeste declarar se, quando de nossa chegada a esta terra, não tiveres atado este cordão de fio vermelho escarlate à janela pela qual nos fizeste descer e não reunires contigo, em tua casa, teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família e servos de teu pai. Qualquer pessoa que atravessar os portais da casa para fora, o seu sangue cairá sobre sua própria cabeça, e nós não teremos qualquer culpa sobre isso
(Josué 2:17-19)

Eclesiastes 7

O capítulo fala sobre sabedoria e se assemelha muito com o livro de Provérbios.  Vamos destacar algumas passagens:

A prática da sabedoria torna o sábio mais poderoso que uma fortaleza guardada por dez valentes. Contudo, não existe um homem tão justo sobre a face da terra que saiba fazer o bem sem jamais pecar!
(Eclesiastes 7:19-20)

Todos esses conceitos analisei criteriosamente mediante a sabedoria e pensei: ‘Estou decidido a tornar-me sábio’; mas logo notei que a sabedoria está fora do meu alcance. A realidade e a verdade estão muito distantes, incompreensíveis e profundas; que ser humano terá a capacidade de descobri-las?
(Eclesiastes 7:23-24)

Ora,  leia o capítulo inteiro! 

1 Timóteo 5

Paulo orienta o jovem pastor Timóteo a como deve tratar às pessoas, com amor fraternal. A igreja deve cuidar das viúvas realmente desamparadas, contudo, se ela tiver outros familiares, estes devem ampará-la, para não sobrecarregar a congregação.

Contudo, se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um descrente.
(1 Timóteo 5:8)

Ainda há orientações para o trato com os presbíteros, tanto no que se refere ao seu salário,  quanto a questões de repreensão em caso de pecados.