Leitura bíblica - dia 197

Josué 7

Os israelitas saem à batalha contra o povoado chamado  Ai. Após um estudo, chegaram a conclusão de que não seriam necessários mais do que três mil soldados, pois não se tratava de um grande adversário. No entanto, os israelitas foram derrotados e humilhados. Josué,  assim como todo o povo, se sentiu desamparado por Deus:

Exclamou então Josué: “Ah, Eterno Deus, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos exterminar? Antes nos contentássemos em continuar do outro lado do Jordão!
Perdoa-me, SENHOR, mas o que poderei dizer agora que Israel foi derrotado e humilhado por seus adversários?
Os cananeus e os demais habitantes desta terra serão informados sobre este acontecimento, nos cercarão e aniquilarão o nosso nome da face da terra. Que farás, então, pelo teu grande Nome?”
(Josué 7:7-9)

Desde o início do capítulo,  já estava claro que o povo estava em desobediência,  quando o judeu Acã tomou para si objetos, despojos de guerra de povos pagãos, que haviam sido condenados e proibidos por Deus. Após uma intensa investigação, Acã acaba confessando:

Acã respondeu a Josué: “Em verdade, fui eu que pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e eis o que fiz: Vi entre os despojos um belo manto tecido em Sinear, Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu me deixei seduzir pela cobiça e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo!”
(Josué 7:20-21)

A sentença é implacável:

Então Josué, juntamente com todo o Israel, conduziu Acã, bisneto de Zerá, e a prata, o manto babilônico, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda completa, e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Ahor, Acor. Chegando lá, declarou-lhe Josué: “Por que trouxeste desgraça e humilhação sobre todos nós? Que Yahweh neste momento cause a tua desgraça!” E todo o Israel o apedrejou, e em seguida, apedrejou também todos os seus até a morte, e queimou tudo e todos eles no fogo.
(Josué 7:24-25)

Eclesiastes 12

Neste último capítulo,  Salomão faz uma reflexão sobre a velhice, sugerindo que lembremo-nos de Deus enquanto ainda temos vigor.
Em sua conclusão, após analisar cada um dos temas presentes no livro, o autor escreve:

Agora que já se disse tudo, eis aqui a conclusão a que chegamos: ama reverentemente a Deus e obedece aos seus mandamentos; porquanto foi para isso que fomos criados. Porque Deus conduzirá a Juízo tudo quanto foi realizado e até mesmo o que ainda está escondido; quer seja bem, quer seja mal.
(Eclesiastes 12:13-14)

2 Timóteo 4

Paulo faz um forte apelo à Timóteo para que pregue a Palavra, insistentemente e sem se desviar dela. O ser humano é, por natureza, inimigo de Deus e de Sua Palavra e se atrai facilmente para qualquer coisa que seja alheia a Ela. A profecia de Paulo é  perfeita para os dias de hoje:

Porque chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, desejando muito ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo seus próprios desejos e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão para as fábulas.
(2Timóteo 4:3-4)