Leitura bíblica - dia 198

Josué 8

Com o povo já purificado da questão do capítulo anterior,  Deus ordena que, novamente,  tomem posse da cidade de Ai, pois desta vez a vitória está assegurada. Disse Deus:

Tratarás Ai e seu rei como trataste Jericó e seu rei. Entretanto, desta vez podereis vos apossar dos despojos e dos animais. Prepara uma emboscada atrás da cidade!”
(Josué, 8:2)

E assim,  orientado por Deus, Josué põe em prática uma excelente estratégia. Leia o capítulo.

Cantares 1

Eis o cântico dos cânticos, a mais bela canção de amor composta por Salomão.
(Cantares 1:1)

Este livro é um cântico de louvor em que Salomão louva a Deus pela obediência, tida como uma dádiva de Deus. Pois onde Deus não cuida da casa e não governa por sua própria conta, não existe,  em nenhum estamento, nem obediência nem paz. Onde porém,  existe obediência ou um bom regimento, lá habita Deus, que beija e abraça sua noiva amada com sua Palavra, isto é, com o ósculo de sua boca.
(Martinho Lutero)

Tito 1

Paulo enviou Tito à ilha de Creta para, de acordo com as suas orientações, organizar a congregação que alí havia, constituindo presbíteros, ou seja, pessoas que ficariam responsáveis pelo ensino e condução da igreja. Paulo lista as qualidades que esses presbíteros deverão ter, como valores morais e temor a Deus:

É preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela.
(Tito 1:8-9)

Paulo já havia alertado a Timóteo (que era responsável pela igreja em Éfeso), quanto à ação de falsos mestres. Em Creta, o problema era o mesmo!

Porquanto há muitos insubmissos, que não passam de tagarelas e ludibriadores, principalmente os do grupo da circuncisão.
É necessário fazê-los calar, pois, motivados pela cobiça, transtornam casas inteiras, pregando o que não convém.
(Tito 1:10-11)

Observe se a passagem acima tem algo em comum com líderes cristãos da atualidade.