Leitura bíblica - dia 199

Josué 9

Ao ouvirem os relatos sobre o que se passou em Ai, todos os reis que estavam a oeste do Jordão, nas montanhas, na Sefelá, entre a planície costeira e as montanhas; e em todo o litoral do mar Grande, até o Líbano: heteus, amorreus, cananeus, perizeus, heveus e jebuzeus, coligaram-se para combater, de comum acordo, contra Josué e contra Israel.
(Josué 9:1-2)

Já, os habitantes de Gibeom usaram a estratégia de, fingindo-se de miseráveis vindos de terras muito distantes, oferecerem-se como escravos a Israel.
Josué mordeu a isca, por não ter consultado a Deus. Mais tarde, porém, ao descobrir a farsa, Josué os questiona sobre isso. Eles justificam a atitude, dizendo temer por suas vidas, pois não teriam chance frente ao exército de Israel. Josué age com misericórdia, mas também com justiça:

E assim Josué os tratou: livrou-os da mão dos filhos de Israel que não os mataram. Naquele dia, Josué determinou que passassem a ser rachadores de lenha e carregadores de água a serviço da congregação israelita e do altar de Yahweh, em qualquer lugar que o SENHOR escolhesse para a sua adoração. É o que eles são até os dias de hoje.
(Josué 9:26-27)

Cantares 2

- Como formoso lírio entre os espinhos, assim é minha amada entre as jovens.

- Como uma macieira robusta entre todas as árvores do bosque, assim é meu amado entre os demais filhos da terra.
(Cantares 2:2-3)

Tito 2

Algumas coisas não mudam nunca e hoje,  assim como nos tempos bíblicos,  muita bobagem tem sido ensinada em nossas igrejas.  Paulo instrui o pastor Tito,  mas está instruindo a cada um de nós:

Tu, porém, prega o que está em harmonia com a sã doutrina!
(Tito, 2:1)

A seguir, Paulo fala sobre a graça, destacando a divindade de Cristo:

Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era,
enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
(Tito 2:12-13)